Equipamentos vão atender mais de 1,4 milhão de pessoas em comunidades rurais e indígenas, afirma Sinésio Campos
O Amazonas foi contemplado com 27 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) por meio do programa Brasil Sorridente, relançado pelo Governo Federal. A entrega foi destacada pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT) durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado, nesta terça-feira, 26 de agosto.
Os veículos foram adquiridos com investimento de aproximadamente R$ 10,2 milhões, por meio do Novo PAC Saúde, e fazem parte de um lote de 400 unidades distribuídas em todo o país. A previsão é de que a nova estrutura beneficie diretamente 1,4 milhão de brasileiros, especialmente em áreas remotas.
As unidades móveis são equipadas com consultório odontológico completo, incluindo cadeira, aparelho de raio-X, gerador, ar-condicionado e equipamentos específicos para atendimentos básicos e especializados. Elas atuarão como extensão das Unidades Básicas de Saúde (UBS), com apoio das equipes de Saúde da Família.
“Esse investimento traduz cuidado e alcance social. São milhares de amazonenses, em áreas urbanas e rurais, que agora terão a saúde bucal garantida”, declarou Sinésio.
O parlamentar destacou que as UOMs devem ampliar o atendimento odontológico principalmente entre populações indígenas e comunidades distantes, vencendo os obstáculos das grandes distâncias geográficas do Estado.
Os 27 municípios do Amazonas contemplados são: Apuí, Atalaia do Norte, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Careiro da Várzea, Coari, Eirunepé, Guajará, Itacoatiara, Itapiranga, Manaus, Manicoré, Maués, Novo Airão, Parintins, Pauini, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Silves, Tabatinga, Tefé e Tonantins.